O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, garantiu, nesta terça-feira (31), a instalação de Comissão Especial para analisar a PEC 101/19, de autoria do deputado Mauro Nazif (PSB-RO). A proposta assegura a concessão de plano de saúde aos servidores da extinta Superintendência de Campanhas de Saúde Pública (Sucam) que tenham sido contaminados por inseticidas, no exercício das atividades profissionais.
Se aprovado, o texto beneficiará servidores admitidos até 31 de dezembro de 1988, que utilizaram os inseticidas durante ações de saúde pública no combate de endemias, o que acarretou problemas de saúde irreparáveis para muitos destes trabalhadores.
“Tivemos uma grande vitória. Estamos avançando e isto se deve aos esforços de todos os Sucanzeiros do Brasil. É dever da União conceder o benefício do plano de saúde a estes trabalhadores, para que possam viver suas vidas de forma digna”, disse Nazif.
Além de Mauro Nazif, participaram do encontro com Lira representantes dos servidores da Sucam, o líder do PSB na Câmara, Bira do Pindaré (MA), e os deputados socialistas Camilo Capiberibe (AP), Cássio Andrade (PA) e Felipe Carreras (PE).