Presidente do PSB recebe a mais alta comenda entregue pela Câmara

O presidente nacional do Partido Socialista Brasileiro (PSB), Carlos Siqueira, foi agraciado com a Medalha Mérito Legislativo 2021, na manhã desta quarta-feira (24), na Câmara dos Deputados. A indicação para esta que é a mais alta comenda outorgada pela Casa foi feita pelo líder da Legenda, deputado Danilo Cabral (PE). O parlamentar destacou o trabalho de Siqueira na promoção dos ideais de socialismo e de liberdade à frente do Partido.

Advogado, Carlos Siqueira militou na defesa dos direitos humanos por intermédio do Gabinete de Assessoria Jurídica às Organizações Populares e da Ordem dos Advogados do Brasil, em Pernambuco. Além do PSB, Siqueira também está à frente do Conselho Curador da Fundação João Mangabeira (FJM). Entre 2007 e 2014, presidiu a FJM.

Foi procurador-geral da Superintendência de Desenvolvimento da Pesca, autarquia federal vinculada ao Ministério da Agricultura. Em 1987 assumiu, no governo de Miguel Arraes, em Pernambuco, o posto de secretário adjunto da Secretaria de Trabalho e Ação Social e, posteriormente, da Secretaria da Justiça. Nesta mesma oportunidade, foi Coordenador do Programa Cidadão, que atendia pessoas carentes do Estado.

Ingressou no PSB em 1990, juntamente como o governador Miguel Arraes e acompanhou de perto outros relevantes nomes do PSB em pastas como os ministérios da Saúde e da Ciência e Tecnologia, além de presidir importantes conselhos ligados a essas duas áreas. Participou da direção nacional do PSB como Primeiro Secretário Nacional entre 1995 e 2014. Está em seu segundo mandato como presidente nacional do Partido.

Condecoração – Criada em 1983, a Medalha Mérito Legislativo destina-se a condecorar autoridades, personalidades, instituições ou entidades, campanhas, programas ou movimentos de cunho social, civil ou militar, nacionais ou estrangeiros, que tenham prestado serviços relevantes ao Poder Legislativo ou ao Brasil.

O indicado pode ser cientista, político, ator, cantor, religioso, enfim, pessoas que, em certo momento da história do País, realizaram algum trabalho que teve repercussão e recebeu a admiração do povo brasileiro. O Papa Francisco também figura entre os agraciados de 2021.

A solenidade desta quarta-feira foi marcada pela manifestação de repúdio de parlamentares da Oposição pela condecoração concedida ao presidente Jair Bolsonaro, presente na cerimônia. Ele foi indicado pelo presidente da Câmara, Arthur Lira.