PSB NA CÂMARA: Nota sobre a exploração de petróleo no Amapá

Estamos trabalhando pelo desenvolvimento sustentável do Brasil. Nosso país é internacionalmente conhecido como um lugar de riquezas, mas não podemos esquecer que, infelizmente, somos uma nação que luta diariamente contra a pobreza. Precisamos enfrentar as fragilidades sociais, ambientais e econômicas do nosso país. As regiões Norte e Nordeste são as que mais sofrem as consequências da falta de um planejamento estratégico que englobe esses três setores.

É preciso estabelecer no Brasil um desenvolvimento sustentável que ultrapasse as barreiras regionais e sociais que limitam os investimentos a determinados locais. Defendemos a transição para energias limpas, mas não podemos deixar de olhar para as necessidades sociais de cada região.

A promoção do desenvolvimento num país diverso e de dimensões continentais como o Brasil demanda um olhar apurado, que respeite as particularidades de estados e municípios.

Ao passo em que temos finalmente um governo comprometido com questões sociais, não podemos impedir o povo de se desenvolver, sempre com responsabilidade. Precisamos estabelecer uma relação de respeito ao meio ambiente enquanto buscamos alternativas econômicas que atendam de forma holística as necessidades da nossa sociedade.

Todos sonham com o desenvolvimento, com melhores condições de emprego e renda, mas como bem pontuado pelo vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Industria e Comércio, Geraldo Alckmin, a sustentabilidade e a economia verde devem ser a base para o desenvolvimento econômico e a reindustrialização do Brasil.

Por isso, somos a favor do investimento em estudos e pesquisas que viabilizem a exploração de petróleo no litoral do Amapá. Outros países vêm fazendo isso nas proximidades e não podemos ficar atrás nesse processo. Isso nos faz corrermos o risco de perder oportunidades econômicas e sofrer consequências sociais e ambientais por não criarmos um ambiente favorável, que atenda às especificidades do nosso povo e do nosso ecossistema. Nenhum empreendimento deve ser promovido sem a devida atenção às políticas essenciais de proteção do meio ambiente. Cumpridas as exigências ambientais, é direito do povo daquela região a diversificação de sua economia de forma responsável.

Felipe Carreras, líder do PSB na Câmara