O nome do líder Cosme Bento das Chagas, conhecido como Negro Cosme, pode ser incluído no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria. É o que prevê o Projeto de Lei nº 5654/20, do deputado Bira do Pindaré (PSB-MA), aprovado nesta terça-feira (25), na Comissão de Cultura. O texto aprovado foi o relatório da deputada Lídice da Mata (PSB-BA). Negro Cosme se destacou na revolta popular da Balaiada, no Maranhão, nos anos de 1838 e 1841. A luta da Balaiada estava relacionada a miséria e opressão da população pobre da região.
Para o deputado Bira, a aprovação do PL é necessária uma vez que reconhece a força simbólica e expressiva do líder da revolta popular mais importante do Maranhão e uma das mais importantes do Brasil. “Ele foi escravizado e tomou iniciativa de liderar a luta do povo negro e pobre pela libertação. Colocar o nome de Negro Comes no livro dos heróis e heroínas da pátria é refazer a contagem da história brasileira”, afirmou.
A relatora do PL, Lídice da Mata, disse que a aprovação do texto é o reconhecimento da participação dos negros na história do Brasil e em sua libertação. De acordo com relatos da época, Negro Cosme contou com o apoio de escravos fugidos que tiveram importante participação na luta pelas desigualdades presentes no Maranhão. “Estamos falando de um homem de grande capacidade de liderança, coragem e visão de futuro. Ele foi um símbolo da luta contra a escravidão”, concluiu a socialista.