A pedido de Felipe Carreras, Comissão do Esporte homenageia profissionais que se destacaram na educação física em 2022

Em reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelos profissionais de educação física, a Câmara dos Deputados entregou a honraria Manoel José Gomes Tubino na Atividade Física. A homenagem, solicitada pelo deputado Felipe Carreras, é concedida aos profissionais de educação física que se destacaram em 2022, conforme indicação dos membros da Comissão do Esporte.

Carreras diz que compete à Comissão do Esporte primar pelo esporte nacional, e que a nação fica orgulhosa de ver os atletas serem reconhecidos com medalhas em Olimpíadas, por exemplo. “Sabemos que para cada medalha alcançada existem muitos profissionais envolvidos e temos na figura do profissional de educação física a base para a construção destes atletas”, comenta. 

Ele acrescenta que, para além da formação de atletas de ponta, o profissional de educação física exerce um papel fundamental na construção de cidadãos de bem. “Eles exercem uma dupla função, importantíssima para a nossa sociedade, como o cuidado da saúde física, principalmente na perspectiva preventiva, e na educação de nossas crianças e jovens.”

Capoeira e cultura afro-brasileira

O deputado indicou Henrique Gerson Kohl para receber a homenagem. Ele é graduado em educação física pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), tem pós-graduação, mestrado, doutorado e especialização em história e cultura afro-brasileira. Kohl também é contramestre de capoeira. 

Henrique Gerson Kohl citou uma expressão afro “ubuntu” para agradecer à premiação. “Eu sou porque nós somos. Não estou à frente nem atrás, mas em ordem e em círculo, com o raio para a coletividade.”  

Ele destacou que a educação física é uma área socialmente relevante e que segue sendo reorientada e atendendo demandas sociais. “A educação física é, para além de projetos, um grande movimento”, afirmou. 

Premiação – A honraria Manoel José Gomes Tubino foi criada em 2015 e tem o nome do professor e pesquisador que se dedicou à atividade física por mais de 40 anos. Ele considerava o esporte um dos fenômenos socioculturais mais importantes desde o final do século 20.