Cássio Andrade cobra informações sobre a existência de petróleo no Norte do Brasil

O deputado federal Cássio Andrade (PSB-PA) quer informações sobre a possibilidade de existência do equivalente de 20 a 30 bilhões de barris de óleo na região Norte do Brasil. Ele apresentou Requerimento de Informação, nesta segunda-feira (1), para que o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque esclareça os fatos.

O parlamentar destaca estudo científico que divulgou no final do mês de janeiro a existência de amplo potencial petrolífero na franja oceânica norte do território brasileiro, compreendendo os Estados do Maranhão (MA), Pará e Amapá (AP).

Cássio questiona, por exemplo, como o Ministério pretende organizar um plano de trabalho para pensar nas etapas a serem realizadas após a publicação do estudo. Outro questionamento feito por ele é sobre quais garantias os estados terão para participar deste novo momento histórico de descoberta, entre outros.

De acordo com o deputado, nesse estudo, intitulado “um novo pré-sal no arco norte do território brasileiro”, existem aproximadamente 30 bilhões de barris de petróleo em recursos prospectivos recuperáveis riscados nas águas profundas e ultra profundas da Bacia do Pará-Maranhão.

O parlamentar ainda lembra que o Pará, além de ser um dos maiores produtores e exportadores de minérios do País, com esta descoberta, poderá beneficiar toda a população, com a geração de empregos, desenvolvimentos regional e industrial, royalties etc. “Esses esclarecimentos serão indispensáveis para participarmos de maneira eficiente, desde o início do debate e pensarmos conjuntamente como o parlamento poderá ajudar a fomentar as políticas públicas voltadas ao tema.”