Comissão aprova convocação de ministro da Educação para explicar mudanças em institutos federais

A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara acatou requerimento do deputado federal Elias Vaz (PSB-GO) de convocação do ministro da Educação, Milton Ribeiro. O parlamentar quer explicações sobre mudanças em Institutos Federais, inclusive com nova política de indicação de reitores que o governo pretende implantar.

“O ministro anunciou em reunião com atuais reitores que pretende dividir Ifes. A proposta dá a entender que serão criadas 10 novas reitorias, mas, na prática, não seriam criados campi, nem ampliado o número de vagas e cursos. Vão apenas dividir o que já existe, sem implantar estrutura para isso”, explica Elias Vaz.

O deputado explica que esses novos reitores seriam indicados pelo governo federal e não eleitos num processo democrático. “Essa medida representa o desmonte da autonomia dos institutos federais. O presidente Bolsonaro já vem ameaçando essa autonomia desde que assumiu, nomeando reitores que não foram os mais votados em eleições internas das instituições e rompendo uma tradição em vigor desde a década de 1990”.

Reitores e sindicatos estimam que o custo da criação de cada nova reitoria pode chegar a R$8 milhões ao ano. Uma contradição, já que os Ifes vêm sofrendo com cortes no orçamento que passam de 20%, resultando na falta de recursos para implementação de laboratórios, refeitórios e até mesmo bolsas para os estudantes. “O orçamento hoje é proporcionalmente o mesmo de 2013, quando os Institutos não atendiam nem a metade dos alunos matriculados atualmente. E aí o MEC decide gerar mais gastos apenas com objetivos eleitoreiros, sem nenhuma preocupação com a realidade dos Ifes”, assinala Elias Vaz.

Fonte: Assessoria do deputado Elias Vaz