A Comissão de Cultura realizará seminário para discutir e celebrar a atualidade e a profundidade da teórica e do exemplo de vida de Paulo Freire, patrono da educação brasileira, em celebração dos 100 anos de seu nascimento. O líder do PSB na Câmara, deputado Danilo Cabral (PE), e a deputada Lídice da Mata (PSB-BA) são autores do requerimento que solicitou a realização do evento, aprovado nesta terça-feira (13). A data do Seminário ainda será definida.
Para os autores do requerimento, a Câmara é a instituição destinada a incorporar o espírito da democracia que não deve “abrir mão das lições da pedagogia freiriana para bem cumprir o seu papel”. Eles afirmaram que, assim como para o Estado democrático todos são sujeitos da política, para a educação democrática, todos são sujeitos do conhecimento. “Na política e na educação democráticas, todos participam como sujeitos e, justamente por isso, o resultado é mais rico do que se alguns apenas recolhessem as conclusões que outros produziram. Cumpre, pois, reconhecer, discutir e dar a conhecer a enorme contribuição de Paulo Freire para as práticas educativas libertárias no Brasil e no mundo.”
De acordo com a justificativa da proposta, o objetivo é fazer da Câmara palco para discutir e disseminar a obra de Paulo Freire. “Foi o Congresso que o tornou patrono da educação brasileira e tem o dever de zelar por sua memória e preservar o seu legado”, afirmaram. Os autores acrescentaram que a tarefa deve valer-se não só da Comissão de Cultura, mas de todas as comissões, do Plenário e de todos os outros espaços e recursos que a Casa dispõe. “A existência pelo mundo afora de milhões de pessoas dedicadas à prática educacional libertadora constitui garantia suficiente de que o nome de Paulo Freire e sua obra nunca serão esquecidos.”