Deputado Rodrigo Agostinho defende popularização do bioinsumo no Brasil

O deputado Rodrigo Agostinho (PSB-SP), coordenador da Frente Parlamentar Ambientalista e presidente da Comissão de Meio Ambiente, defendeu, nesta quarta-feira (14), o debate em favor da produção mais saudável e sustentável de alimentos. A manifestação aconteceu em live realizada pela Frente para discutir o uso de bioinsumos como alternativa biológica na produção de alimentos.  

Bioinsumo é um produto ou tecnologia de origem vegetal, animal ou microbiana, usada na plantação e beneficiamento de produtos agropecuários. Para Agostinho, essa é uma tecnologia que está crescendo vertiginosamente no mundo. “Cada vez mais o consumidor está buscando produtos mais saudáveis, está ficando mais exigente. Cada vez mais o consumidor quer produtos com menos agrotóxicos”, disse.  

Ele também acredita que é preciso avançar em ciência e tecnologia para que todos tenham acesso a esses produtos, além de formas alternativas de produção. “Precisamos de uma forma alternativa de produção que a gente possa ganhar escala, a um preço acessível. Esse é o caso do bioinsumo e a sua popularização no Brasil.”

De acordo com o socialista, é preciso ampliar o debate sobre esse assunto e entender até que ponto a Câmara dos Deputados pode ajudar em um marco regulatório para esse setor, com o objetivo de torna-lo acessível a todos. “Precisamos continuar investindo em tecnologia para assegurar um orçamento para os centros de pesquisa para fazer com que a gente tenha um produto nacional acessível a todos. Que a gente consiga, de certa forma, fazer com que essa tecnologia se popularize para acontecer a transição do mundo dos químicos para um mundo biológico, aproveitando a biodiversidade que a gente tem no planeta”, explicou.