O deputado federal Camilo Capiberibe (PSB/AP) e os deputados estaduais do Amapá Cristina Almeida (PSB), Paulo Lemos (PSOL) e Dr. Victor Amoras (Rede) querem que a CPI da Pandemia do Senado Federal tenha acesso aos documentos e depoimentos da Operação Tendas de Ouro, da Polícia Federal, que investiga o desvio de R$ 563 mil na contratação de tendas de lona, pelo governo do Estado do Amapá. O ofício está endereçado ao presidente da CPI, senador Omar Aziz (PSD/AM).
O valor desviado, segundo a Operação da Polícia Federal, para instalar as tendas de lona para dois hospitais de campanha durante 6 meses, na pandemia do coronavírus, no Hospital Estadual de Santana e no Hospital de Emergências, de Macapá, equivale a 1/3 do que foi contratado.
Ainda ano passado, o deputado federal Camilo Capiberibe havia alertado para os valores abusivos do contrato, com base e informações do Portal de Transparência do Governo do Estado, e pediu providências aos órgãos de fiscalização. Os mandatos de busca e apreensão da operação Tendas de Ouro foram executados pela Polícia Federal em 11 de maio passado.
“O Amapá tem sofrido dramaticamente com a pandemia, sendo nos dados de 23/05/2021, o quarto estado com mais casos de Covid-19 proporcionalmente, na marca de 12.811 casos para cada 100 mil habitantes. Não é admissível em hipótese alguma desvios de recursos públicos, ainda mais durante uma pandemia”, escreveram os parlamentares.
Assessoria de Imprensa do parlamentar