Deputados do PSB questionam Defesa sobre medidas para evitar acidentes com embarcações abandonadas no litoral

O líder do PSB na Câmara, deputado Bira do Pindaré (MA), pediu informações ao Ministério da Defesa sobre o controle de embarcações que ficam à deriva no litoral brasileiro. No documento encaminhado à Pasta, são feitos diversos questionamentos quanto às medidas tomadas para evitar acidentes que coloquem em risco a vida marinha e a população. Também assinam o requerimento os deputados Alessandro Molon (PSB-RJ), Denis Bezerra (PSB-CE), Lídice da Mata (PSB-BA), Tabata Amaral (PSB-SP) e Vilson da Fetaemg (PSB-MG).

Na semana passada, um navio encalhado na Baía de Guanabara (RJ) atingiu a ponte Rio-Niterói que ficou interditada por cerca de três horas. O acidente motivou a busca por informações devido aos riscos decorrentes do abandono de embarcações por todo o litoral.

“O abandono acarreta riscos à vida marinha por conta do vazamento de substâncias tóxicas, problemas de saúde coletiva, de navegabilidade, além do impacto no turismo e perdas econômicas do setor pesqueiro”, diz o texto encaminhado ao Ministério.

Entre os questionamentos apresentados, os parlamentares do PSB querem saber se existe algum tipo de controle sobre a quantidade de embarcações que se encontram à deriva em toda a extensão litorânea. Os socialistas questionam, ainda, se são feitos relatórios de inspeção que atestem a segurança da navegação e a prevenção da poluição hídrica.

No documento, o PSB pede para que sejam listadas as providências adotadas desde o incidente na Baía de Guanabara para apurar a responsabilidade sobre os fatos. “Diante dos elevados riscos que esse abandono traz é importante termos as informações necessárias para trabalharmos em soluções adequadas para esse grave problema ambiental”, destaca Bira.