Duarte sugere moção de aplausos para jogadora Ary Borges pelos gols marcados em vitória do Brasil no primeiro jogo da Copa do Mundo

O time do Brasil fez a sua estreia na Copa do Mundo de 2023 com uma goleada de 4×0 contra o Panamá. Com atuação brilhante e responsável por 3 dos 4 gols que deram a vitória da seleção, a jogadora Ary Borges foi o destaque da partida. Com o objetivo de homenagear a sua atuação, o deputado Duarte (PSB-MA) entrou com requerimento na Câmara para que seja concedida uma moção de aplausos e reconhecimento à atleta.

De acordo com o parlamentar, ao prestar essa homenagem, a Câmara reconhece o talento da jogadora por representar o país de forma exemplar no cenário esportivo mundial. Ele falou da importância do futebol feminino ganhar cada vez mais destaque.

“A contribuição de jogadoras como Ary Borges é fundamental para quebrar estereótipos, incentivar novas gerações de atletas e promover a igualdade de gênero no esporte”, afirmou Duarte.

O deputado disse ainda que a atleta, além de notável performance dentro do campo, é um exemplo de determinação e comprometimento com o esporte e com a representação do Brasil no cenário internacional. “Seu desempenho inspira a todos que almejam conquistar seus sonhos e objetivos, independentemente de seu gênero e origem”, acrescentou.

Craque dentro e fora do campo, Ary é ativa na luta contra o racismo e a desigualdade de gênero. Com apenas 23 anos, a atleta já afirmou que quer usar a sua voz para combater preconceitos. “Sou mulher, negra, nordestina. A consciência social é muito natural para mim. É meu estado físico puro.”

Breve histórico – Ary Borges nasceu em São Luís, no Maranhão, mas com nove anos foi com a família para São Paulo em busca de melhores condições de vida. Aos 11 começou a treinar no Centro Olímpico, clube que promove a formação de jovens atletas. De lá foi jogar no Sport, em Pernambuco. Um ano depois foi jogar no São Paulo, onde conquistou o campeonato brasileiro feminino da segunda divisão. Depois, já no Palmeiras, Ary foi uma das principais jogadoras que ajudou o time a levar o título inédito da Libertadores. Atualmente a atleta joga pelo Racing Louisville, nos Estados Unidos.