Elias Vaz defende que ministro da Saúde preste esclarecimentos na Comissão de Fiscalização Financeira

O deputado Elias Vaz (PSB-GO) subscreveu requerimento na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle para que o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, compareça ao colegiado para esclarecer sobre a situação das vacinas, disposição de leitos e planejamento para contenção da crise provocada pela Covid-19. De acordo com o socialista, a situação em que o Brasil enfrenta é grave e é preciso cobrar explicações do governo que até agora teve uma conduta criminosa no combate a pandemia. “A comissão deve estar atenta, cobrar do governo, e acompanhar o processo de vacinação que vai tirar o país da crise comunitária e econômica.”

O parlamentar lembrou da falta de negociação do governo no ano passado para a compra da vacina da Pfizer, primeiro imunizante com registro definitivo no Brasil. “Na época o laboratório ofereceu 70 milhões de vacinas até junho deste ano. O acordo feito este ano conta apenas com 3,5 milhões de doses até junho. O negacionismo do governo causou o alto número de mortes da população”, afirmou.

Para o socialista, o pronunciamento feito ontem pelo presidente Bolsonaro é uma mentira. “Ele disse que tratou a doença com seriedade, mas a verdade é que ele desdenhou das vacinas, disse que era só uma gripezinha, incentivou a aglomeração e desestimulou o uso de máscaras, na contramão do que é razoável”, completou.