A deputada Lídice da Mata (PSB-BA), presidente da Frente Parlamentar Mista da Economia Criativa, participou esta semana da reunião do Conselho Empresarial da Indústria Criativa da Federação de Indústrias do estado do Rio de Janeiro (FIRJAN), a convite do presidente do Sindicato Interestadual da Indústria Audiovisual, Leonardo Edde. A socialista falou aos conselheiros sobre sua nova missão a frente do colegiado, além da importância da economia criativa para o desenvolvimento do setor. “É necessário incentivar o setor que está sofrendo forte impacto com a pandemia da Covid-19”, reforçou.
Lídice mencionou no encontro o São João do Nordeste, um dos setores da economia criativa, que acumula prejuízos de mais de 1,5 bilhão com o cancelamento das agendas devido a pandemia. A deputada citou também as ações e projetos aprovados e em tramitação na Câmara para apoiar o setor cultural e o cinema e audiovisual, como a aprovação da Lei Aldir Blanc e a tramitação da proposta de ampliação do prazo da cota de tela e a regulamentação do Video On Demand (VOD). “Estamos enfrentando a falta de atuação proposital da Ancine em um momento em que profissionais do audiovisual e de todo o setor cultural e da economia criativa enfrentam grave crise”, afirmou.
Lídice informou que no início de julho a Frente Parlamentar estará reunida para traçar seu plano de trabalho e que estão sendo analisadas sugestões para apresentação de novos projetos de lei voltados à economia criativa. Leonardo Edde disse que o Conselho Empresarial da Indústria Criativa da FIRJAN enviará sugestões legislativas para avaliação da Frente Parlamentar.
Com assessoria da deputada Lídice da Mata