Em reunião com o relator do Orçamento, Professor Israel pede recomposição de recursos para universidades

Coordenador da Frente Parlamentar Mista de Educação, o deputado Professor Israel (PSB-DF) reuniu-se com o relator do Orçamento de 2023, senador Marcelo Castro, para tratar da necessidade de recomposição orçamentária para universidades e órgãos de fomento à pesquisa. O parlamentar levou o documento elaborado pelo Observatório do Conhecimento, intitulado Orçamento do Conhecimento, que mostra que o patamar de orçamento do setor para o próximo ano está defasado e equivale àquele disponível há mais de 14 anos.

“Universidades, Bolsas da Capes, do CNPq estão acumulando perdas de investimento nos últimos anos. Seria importante igualar o orçamento do ano que vem pelo menos a patamares de 2019. Não é o ideal, mas é melhor do que o que está agora”, disse Israel.

Especialistas responsáveis pela elaboração do documento estiveram presentes na reunião e reforçaram que a situação das universidades e institutos federais de educação é calamitosa. Está previsto no orçamento do Executivo o valor de R$ 17 bilhões para as universidades em 2023. O grupo pediu que o valor seja de R$ 25 bilhões.

O relator Marcelo Castro sinalizou que o novo governo eleito tem como uma das áreas prioritárias a educação e que mostra total interesse em retornar a valorização do setor. A equipe de transição do Governo Lula, coordenada pelo vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin, estuda mudanças na legislação para incluir pontos essenciais ao orçamento do próximo ano.

Observatório do Conhecimento – é uma rede formada por associações e sindicatos de docentes de universidades de diferentes estados brasileiros e parceiros da área da educação, ciência e pesquisa. Eles desenvolveram uma metodologia para apurar a situação orçamentária das universidades federais, dos órgãos de fomento à pesquisa e da ciência e tecnologia.