Lídice defende greve geral de servidores contra a PEC da Reforma Administrativa

A deputada Lídice da Mata (PSB-BA) apoiou em Plenário, nesta terça-feira (17), a Greve Geral marcada pelas centrais sindicais de servidores públicos contra a Proposta de Emenda à Constituição nº 32/20 que trata da Reforma Administrativa. A greve está marcada para esta quarta-feira (18), e terá a participação de servidores as esferas federal, estadual e municipal. De acordo com a deputada Lídice, a proposta em tramitação na Câmara é extremamente danosa ao serviço público e a sociedade brasileira.

A PEC, ainda em tramitação na Comissão Especial da Casa, restringe a estabilidade do serviço público, cria cinco tipos de vínculos com o Estado e aumenta o número de cargos por indicação política. Para a socialista, o texto prioriza a ação privada e precariza o serviço público principalmente em setores essenciais como a saúde, educação e assistência social.

“Essa Reforma anuncia um conjunto de atitudes perversas contra o servidor, amplia as terceirizações, torna a aposentadoria mais distante e acaba com o fim da progressão pelo tempo de serviço. Os principais alvos são a saúde, a educação, as universidades públicas e os institutos federais. Quem mais precisa dos serviços é quem será mais atingido. Por essa razão, a Greve Geral dos servidores para fazer frente a essa PEC tem o meu total apoio”, acrescentou a deputada.