LIMITE : Duarte vai representar contra Abilio Brunini no Conselho de Ética

Duarte Jr (PSB-MA) e Arthur Maia tentaram impor limite à imaturidade de Abilio Brunini (PL-MT) na CPMI dos Atos Antidemocráticos, nesta terça-feira (1º). Durante a fala de Duarte, na audiência do ex-diretor da Abin, Saulo Moura, Brunini sentou-se atrás do maranhense para fazer chacota do parlamentar no vídeo da TV Senado. Duarte disse que vai representar contra o bolsonarista no Conselho de Ética.

Esta não foi a primeira vez.  Após Duarte se destacar em audiências anteriores, Brunini passou a agir na comissão para atrapalhar a atuação do aliado do ministro Flávio Dino (PSB).

“Isso aqui não é lugar de brincadeira, deputado. Eu peço que o senhor leve a sério o trabalho de todos nós”, advertiu o presidente do colegiado, Arthur Maia.

Duarte pediu que Brunini fosse retirado da sala. “Eu não posso aceitar que comportamento imaturos como esse sejam normalizados nesta CPMI. Este não é o papel de um deputado eleito por força do voto popular. Chega de brincadeira. Chega de molecagem”, disse Duarte.

Maia aconselhou Duarte a representar contra Brunini no Conselho de Ética. “Vossa Excelência reiteradamente tem feito um papel que não é papel de um parlamentar. Vossa Excelência está envergonhando esta CPMI. Vossa Excelência está me obrigando a tomar uma medida extrema”, reclamou Maia, alertando que mais um ato seria o suficiente para pedir que Brunini saísse da sala.

“Eu não sei como tu consegue, Abílio. Eu teria vergonha de andar no aeroporto do país se fosse Vossa Excelência. Isso é uma postura ridícula”, retrucou Duarte.

Brunini admitiu que faz humor e sarcasmo contra o parlamentar, mostrando que só vai ao colegiado, do qual sequer é membro, para atrapalhar os trabalhos. Maia lembrou que Abílio é o único a gerar problemas deste tipo na CPMI.