Lula toma posse e faixa presidencial é entregue pelo povo

Após quatro anos de intensos ataques à democracia e inúmeros retrocessos que pioraram muito a vida do povo brasileiro, o tão esperado dia chegou. Neste domingo (1°), Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Geraldo Alckmin (PSB) tomaram posse e assumiram a presidência e a vice-presidência da República com o compromisso de combater todas as formas de desigualdades e resgatar o País da fome que assola milhares de brasileiros. “Nenhuma Nação se ergue sobre a miséria do seu povo”, afirmou Lula em seu discurso.


Esperança e reconstrução são, portanto, as palavras que norteiam o novo governo. “Junto com o povo, vamos fazer, novamente, um Brasil de todos e para todos”, garantiu Lula já empossado para o seu terceiro mandato.


A defesa da democracia e o respeito à Constituição são, conforme disse o presidente, a base desse novo momento. “Depois dos terríveis desafios que superamos, devemos dizer: democracia para sempre”, enfatizou.


O combate ao preconceito de qualquer natureza também marca o governo Lula, com a criação e recriação de ministérios e órgãos essenciais nessa luta.


Reconstrução do País


Os últimos anos, marcados pelo esvaziamento de recursos em áreas fundamentais como saúde e educação, pela destruição do meio ambiente e pelo enfraquecimento de programas sociais que atendiam a milhões de brasileiros foram também lembrados por Lula.


Diante desse cenário, a reconstrução do Brasil passa pelo crescimento econômico sustentável, ambientalmente e socialmente, e pela defesa dos direitos e interesses da população. Saúde, educação, ciência e cultura são áreas elencadas por Lula como fundamentais para um país justo, inclusivo, sustentável e criativo, democrático e soberano para todos.


E para cumprir essa missão, Lula conta com representantes do PSB com muita competência e responsabilidade. O senador eleito Flávio Dino (PSB-MA) assume o Ministério da Justiça e Segurança Pública e tem ao seu lado Tadeu Alencar (PSB-PE) como secretário nacional de Segurança Pública, Elias Vaz (PSB-GO) como secretário de Assuntos Legislativos e Augusto de Arruda Botelho (PSB-SP), que está à frente da Secretaria Nacional de Justiça. O vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB-SP) é o novo ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio. Márcio França (PSB-SP) assume o Ministério de Portos e Aeroportos e Marcelo Freixo (PSB-RJ) fica com a chefia da Embratur.


Amor e verdade


Lula afirmou que seu governo não será baseado em revanche, mas garantiu que quem errou irá responder por seus atos. “Ao ódio responderemos com amor. À mentira, com a verdade. E aos que escolherem a violência, responderemos com as leis e suas duras consequências.”