Nota: PSB pede prioridade para garantir saída de brasileiros da Ucrânia

Comprometidos com os princípios democráticos, de soberania e respeito entre as nações e, sobretudo, de respeito à vida, os deputados federais do PSB estão preocupados e atentos aos desdobramentos da invasão russa à Ucrânia.

A violação do Estado ucraniano precisa ser prontamente condenada por todos. A atuação dos parlamentares socialistas será sempre pautada pela defesa ativa da solução imediata e pacífica dos conflitos, bem como da manutenção dos direitos do povo ucraniano.  

Ressalte-se ainda o repúdio à conduta lamentável do presidente do Brasil ao defender uma suposta neutralidade. Bolsonaro, mais uma vez, vai na contramão e trai a história brasileira ao se silenciar diante da opressão que leva morte e destruição. Esta atitude prejudica ainda mais a imagem do País no exterior e envergonha a toda a nação.

Pedimos, sobretudo, prioridade do Itamaraty – e de todo o Governo – para que se crie as condições necessárias para a retirada urgente dos cidadãos brasileiros que ainda se encontram na Ucrânia, garantindo o seu retorno em segurança para o Brasil ou para outra nação distante da zona de conflito.

Bira do Pindaré
Líder do PSB na Câmara