O governador do Maranhão, Flávio Dino, e o deputado Marcelo Freixo se filiam ao PSB

Com muitas palmas e discursos em defesa da democracia e da liberdade, o governador do Maranhão, Flávio Dino, e o deputado federal Marcelo Freixo (RJ) se filiaram ao PSB nesta terça-feira (22) em evento na Fundação João Mangabeira. O líder do PSB na Câmara, Danilo Cabral (PE), comemorou a entrada deles no partido e afirmou que os dois tem trajetórias e valores afinados com a história do PSB.

“É motivo de orgulho e alegria recebê-los no PSB. O ato de hoje é a renovação da esperança. Vivemos um momento duro, difícil. O povo brasileiro está sofrendo com a crise sanitária e econômica. Temos a responsabilidade de apontar caminhos e a entrada de Dino e Freixo nos mostra que é possível construir uma unidade. Unidade necessária para barrar o projeto contra o povo, a democracia e cidadania instalado no país pelo governo Bolsonaro”, acrescentou Danilo.

Freixo afirmou, em sua filiação, que está feliz em entrar em um partido que tem história na luta pela liberdade e pela democracia. “A luta política deve ser pedagógica, temos que ter capacidade de falar com os diferentes e, ainda mais importante, ter a capacidade de escutar uma sociedade muito sofrida. As próximas eleições serão as mais importantes de nossa história, não podemos deixar que a democracia escorra pelos nossos dedos. Que o diálogo substitua a agressão e que a coragem seja a forma de lidar com o medo que se estabeleceu no país pelo governo de Bolsonaro”, disse.

O parlamentar, que é líder da Minoria na Câmara, está em seu primeiro mandato como deputado federal e é pré-candidato ao governo do Rio de Janeiro para as eleições de 2022. Na Câmara o agora socialista defende pautas em defesa dos direitos humanos, redução das desigualdades sociais e a promoção da cidadania. Como deputado estadual do Rio de Janeiro, por três mandatos, Freixo se destacou na luta contra as milícias do estado na chamada CPI das Milícias, presidiu a CPI do Tráfico de Armas e Munições e foi relator da CPI que investigou execuções praticadas por policiais.

Para Flávio Dino, a sua filiação no PSB é o encontro com as origens do partido que teve, desde sua gênese, militantes da causa do direito e da justiça. O governador do Maranhão reforçou a fala de Freixo ao dizer que a eleição de 2022 será uma batalha fundamental na defesa de tudo que foi concretizado a partir da Constituição de 1988. “Será um plebiscito daqueles que querem a continuidade da democracia contra o projeto de extermínio e destruição da Nação imposto por Bolsonaro. A nossa tarefa não é pequena e precisamos de uma ampla união. Temos que quebrar arestas, quebras resistências, quebrar preconceitos, para que a democracia possa prevalecer. É com esse espírito coletivo que decidi me filiar ao PSB”, acrescentou.

Antes de ser governador do Maranhão, Flávio Dino foi deputado federal e eleito um dos parlamentares mais influentes do Brasil pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP). À frente do governo do Maranhão, Dino é destaque nacional no avanço da vacinação contra a Covid-19 para a população maranhense.

O presidente do PSB Nacional, Carlos Siqueira, afirmou ser uma grande alegria receber duas importantes personalidades da política nacional. O socialista reforçou a importância de uma frente ampla com todos os que lutam pela democracia e a liberdade para vencer o autoritarismo que o país enfrenta. “O PSB é um partido com 73 anos de história e sempre procura se renovar, como agora que lançou a sua autorreforma. Precisamos pensar em rumos para defesa da democracia, da liberdade e do socialismo democrático e contra a discriminação e para isso precisamos nos unir com toda a oposição ao governo Bolsonaro”, disse.  

No momento trágico em que o país atravessa, o líder da Oposição na Câmara, deputado Alessandro Molon (PSB-RJ) afirmou que a filiação de Dino e Freixo são um sopro de felicidade e esperança. “A chegada desses grandes quadros para o PSB vem coroar o movimento do partido de fazer um novo programa, de recomeçar.”

Também se filiou ao PSB, no evento desta manhã, o diretor-geral do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) do Espírito Santo, Givaldo Vieira. Ele foi deputado federal entre 2015 e 2019 e tentará novo mandato na Câmara nas próximas eleições.