Parlamentares socialistas repercutem ação da Polícia Federal contra Ricardo Salles

Deputados do PSB criticaram, mais uma vez, a condução do Governo Federal nas questões ambientais. Diante da operação deflagrada pela Polícia Federal na manhã desta quarta-feira (19), que teve entre seus alvos o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e o presidente do Ibama, Eduardo Bim, parlamentares da oposição reforçaram a necessidade de investigação sobre a gestão da Pasta, e dos órgãos ligados a ela, por meio da instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI).

Chamada de Akuanduba, a operação investiga a exportação ilegal de madeira para Estados Unidos e para a Europa. O Supremo Tribunal Federal autorizou a quebra dos sigilos bancário e fiscais de Salles e de servidores do Ibama. Chamado por muitos deputados de anti-ministro, o chefe da Pasta do Meio Ambiente tem, desde o início de sua gestão uma atuação bastante polêmica. Entre os diversos pontos negativo, está o aumento do desmatamento no País, com sucessivos recordes nesses indicadores. A desburocratização das leis ambientais também tem provocado duras críticas dentro e fora do Brasil.

Para o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, a gestão do ministro Ricardo Salles mais age contra o meio ambiente do que a favor, de declarações impróprias à falta de fiscalização. “Contrabando de madeira é denúncia grave para um ocupante da pasta. Merece toda a apuração da Polícia Federal. Não há como deixar passar a boiada!”, destacou.

O líder da Oposição na Câmara, deputado Alessandro Molon (PSB-RJ), lembrou que Salles é figura carimbada nos escândalos de madeira ilegal. Ele defendeu a necessidade urgente das investigações envolvendo o ministro. Molon afirmou, ainda, que a Oposição está na fase de coleta de assinaturas para instalar a CPI. “O objetivo é alcançar o número de assinaturas o quanto antes. O ministro do Meio Ambiente precisa ser investigado.”

Rodrigo Agostinho (PSB-SP), em alusão à fala do ministro que, em reunião com o presidente Jair Bolsonaro disse que esse era o momento de deixar aboiada passar, referindo-se à flexibilização da legislação ambiental, enfatizou que “a porteira está fechando”.

O deputado Camilo Capiberibe (PSB-AP) ressaltou que, recentemente, Salles foi denunciado ao STF por esses crimes. “O anti-ministro do meio ambiente agora é alvo de operação da Polícia Federal.” O socialista Júlio Delgado (PSB-MG) também disparou contra Salles e ironizou o ministro Ricardo moto-salles devido aos indícios de facilitação de devastação das florestas brasileiras.

Os socialistas Bira do Pindaré (PSB-MA); Odorico Monteiro (PSB-CE); Elias Vaz (PSB-GO) e Gervásio Maia (PSB-PB) também se pronunciaram em suas redes sociais sobre o poder devastador do ministro Ricardo Salles à frente da pasta do Meio Ambiente.