Plenário: atos antidemocráticos, plano Safra e responsabilidade social pautaram discursos de deputados do PSB

Parlamentares do PSB na Câmara fizeram seus primeiros discursos no Plenário da Casa, nesta quarta-feira (8). Hoje completam 30 dias dos atos golpistas que resultaram na depredação das sedes dos Três Poderes e a deputada Lídice da Mata (BA) reforçou que o Parlamento não pode aceitar qualquer tipo de manifestação que ataque o processo democrático do País.

“Manifestações democráticas e livres todos os brasileiros devem ter, mas tentar transformar um desejo pessoal ou coletivo, passando por cima da Constituição e rompendo com o compromisso da democracia, é inadmissível”, reforçou a socialista. A quebradeira praticada por radicais de extrema direita que não aceitam o resultado das eleições causou prejuízos que passam de R$ 20 milhões.

Plano Safra

O deputado Heitor Schuch (RS) chamou a atenção em Plenário sobre a necessidade de já começarem a debater sobre o próximo plano Safra. De acordo com o socialista, o plano de 2022/2023 sofreu com a falta de recursos.

“O ano agrícola termina em junho. Temos que embalar as propostas, discutir os temas e ouvir efetivamente quem põe a mão na terra. É importante que quem precise comprar maquinário e equipamentos, seja na agricultura empresarial, seja na agricultura familiar, possa plantar e produzir como deveria”, acrescentou. O Plano Safra é um programa do Governo Federal que concede créditos a pequenos e médios produtores. Esse incentivo permite custear insumos, adquirir equipamentos e realizar uma série de melhorias na propriedade.

Responsabilidade Social

Em seu primeiro discurso na Câmara, o deputado Duarte Jr. (MA) falou da responsabilidade que cada parlamentar deve ter com as vozes que vem das ruas. “Não podemos nos esquecer das vozes que trazem a indignação daqueles que não têm acesso a direitos básicos, essa deve ser a nossa prioridade”, afirmou.

Duarte disse ainda que terá entre suas pautas na Casa a defesa do consumidor, a causa animal e a luta pelos direitos das pessoas com deficiência.

Votações:

Na primeira semana de sessões deliberativas, a Câmara aprovou acordos internacionais, além do projeto de resolução que criou cinco novas comissões permanentes por desmembramento de funções de outras já existentes. São elas: da Amazônia e dos Povos Originários e Tradicionais; da Saúde; do Trabalho; do Desenvolvimento Econômico; e de Comunicação.

O Governo e o Legislativo ainda estão dialogando para definir as prioridades dos próximos seis meses. O destaque é para a votação da Reforma Tributária.