Professor Israel promove Sessão Solene em homenagem ao Dia do Psicanalista

A pedido do deputado Professor Israel (PSB-DF), a Câmara promoveu, nesta sexta-feira (6), Sessão Solene em homenagem ao Dia do Psicanalista. O parlamentar destacou que no debate relacionado à saúde é necessário, mais do que nunca, trazer luz à questão da saúde mental. “Essa é uma questão grave que precisa de apoio multidisciplinar. A Organização Mundial da Saúde (OMS) já identificou a depressão como um dos principais desafios do século XXI e os psicanalistas exercem um importante papel no enfrentamento a essa doença”, afirmou.

Em 2017, relatório da OMS mostrou que a depressão afetava 322 milhões de pessoas no mundo, no Brasil o número chegava a 11,5 milhões. Com a pandemia da Covid-19, que impôs medidas restritivas de isolamento, a prevalência global de ansiedade e depressão aumentou em 25%, segundo dados da Organização. Pesquisa encomendada pelo Fórum Econômico Mundial, mostrou que 53% dos brasileiros declararam que seu bem-estar mental piorou durante a pandemia. A estimativa da OMS é que, em 2030, a depressão seja a doença mais comum no mundo.

Atento ao universo acadêmico, Professor Israel acrescentou a preocupação com a saúde mental de estudantes e professores após o período de aulas virtuais. “Como presidente da Frente Parlamentar Mista pela Educação, acho importante que esse seja um dos focos de atenção no retorno de estudantes e professores. Eles sofreram com o isolamento social e tiveram que se reinventar durante esse período. Não tem como pensar em normalidade sem ajuda de profissionais capacitados como os psicanalistas, além de uma equipe multidisciplinar, para auxiliá-los”, reforçou.

Dia do Psicanalista – a data é celebrada todo dia 6 de maio, em homenagem ao nascimento do médico Sigmund Freud, o “pai da psicanálise”. Freud propôs um método para aliviar o sofrimento psíquico e trazer sentido às dores, faltas e excessos humanos. Na solenidade, o professor Israel destacou a importância de Freud na vida de diversas pessoas em todo o mundo. “Era uma figura icônica, globalmente conhecida, que realizou pesquisas importantes. Ele influenciou a antropologia, a sociologia, a ciência política, a medicina. Poucas áreas de conhecimento humano ficaram imunes à sua influência.”