O Plenário da Câmara aprovou por unanimidade projeto do líder do PSB, Bira do Pindaré, que reconhece São Luís (MA) como Capital Nacional do Reggae. Na cidade, o ritmo é um fenômeno de massa, popular em todas as classes sociais e que impacta o cotidiano da população.
Segundo Bira, o estilo musical importado da Jamaica conquistou espaço em São Luís através de um processo de identificação e ganhou proporção nacional. “O reggae vai além do simples ritmo no Maranhão. É um movimento cultural que transmite a mensagem de liberdade, igualdade, paz, amor e harmonia. Uma música militante que combate preconceitos e discriminações”, ressaltou o parlamentar.
Para ele, é simbólica a aprovação desse reconhecimento no mês em que se comemora o Dia Nacional da Consciência Negra. “Sabemos que a população de São Luís é majoritariamente oriunda dos povos africanos e o reggae significa a resistência do povo da cidade.”
Bira do Pindaré agradeceu aos fazedores de cultura de São Luís que, segundo ele, fazem do reggae um vetor de desenvolvimento social e econômico. “Não é modismo, não é invenção da mídia. É a nossa identidade, é a nossa história e nós fazemos questão que ela seja reverenciada”, afirmou o socialista.
A proposta segue para o Senado Federal.