Bancada do PSB na Câmara se reúne com vice-presidente Geraldo Alckmin

A Bancada do PSB na Câmara se reuniu na terça-feira (22), com o vice-presidente eleito e coordenador da transição do governo, Geraldo Alckmin. No encontro, o grupo debateu sobre projetos estratégicos em tramitação no Congresso, além dos novos rumos para a reconstrução do País. De acordo com o líder do PSB na Câmara, Bira do Pindaré (MA), o encontro foi importante para selar o apoio dos parlamentares às iniciativas necessárias para que o êxito do novo governo já comece agora na transição.

“Estamos comprometidos em apoiar esse momento de transição para garantir os programas sociais do Governo Lula e para diminuir o sofrimento do povo brasileiro. Temos absoluta confiança de que com a aliança que foi feita entre Lula e Alckmin o Brasil está em boas mãos”, disse Bira. O líder acrescentou que tem orgulho de liderar o grupo aguerrido e responsável de parlamentares do PSB que estão comprometidos em ajudar a reconstruir o Brasil.

O deputado Felipe Carreras (PE) afirmou que a reunião serviu para discutir e colaborar com o novo governo. “O PSB tem quadros técnicos de várias áreas importantes e vamos contribuir para que eles possam cumprir com seu papel e fazer um Brasil melhor, sobretudo para os que mais precisam”, reforçou.

Para o deputado Gonzaga Patriota (PE), o momento é de união para ajudar os eleitos a tirar o País dessa crise deixada pelo presidente Bolsonaro. O deputado Rodrigo Agostinho (SP) se colocou à disposição de Geraldo Alckmin para contribuir com o futuro governo, após o trágico desmonte ambiental. “Vamos trabalhar bastante, para fazer um bom diagnóstico e um bom planejamento. O Brasil precisa da gente”, pontuou.

O deputado Milton Coelho (PE) disse que a reunião foi esclarecedora e que os deputados tiveram a oportunidade de declarar o apoio institucional da Legenda ao processo de transição e aprovação de medidas que o Governo Lula vai propor ao Congresso Nacional. “O PSB tem excelentes quadros e experiências exitosas em governos estaduais. Podemos contribuir com a governabilidade”, afirmou.

Também estiveram presentes na reunião os socialistas Marcelo Freixo (RJ), Denis Bezerra (CE), Lídice da Mata (BA), Tabata Amaral (SP), Elias Vaz (GO), Camilo Capiberibe (AP), Tadeu Alencar (PE), Vilson da Fetaemg (MG), Gervásio Maia (PB), Luciano Ducci (PR), Danilo Cabral (PE), Mauro Nazif (RO), Heitor Schuch (RS) e Alessandro Molon (RJ).

Parlamentares na transição:

Ainda na terça-feira (22), Alckmin anunciou onze nomes do PSB na Câmara para o grupo técnico parlamentar de transição do Governo Lula. O vice-presidente, coordenador da equipe de transição, afirmou que o papel deles é apoiar os trabalhos, especialmente no acompanhamento das pautas e dos projetos legislativos em discussão no Congresso.

O líder Bira do Pindaré fica na equipe de Desenvolvimento Agrário. Gervásio Maia (PB) e Milton Coelho estão no grupo de Desenvolvimento Regional. Na área técnica da Justiça e Segurança Pública está o pernambucano Tadeu Alencar e no Turismo o seu conterrâneo Felipe Carreras. Luciano Ducci (PR) foi anunciado para o grupo da Saúde e a baiana Lídice da Mata para o grupo de Mulheres. A equipe de Meio Ambiente conta com os deputados Rodrigo Agostinho e Alessandro Molon (RJ). Já Danilo Cabral (PE) está no grupo da Educação e Camilo Capiberibe (AP), na equipe de Transparência, Integridade e Controle.

O grupo de transição foi dividido em 31 áreas temáticas compostas por políticos e técnicos. A equipe é prevista por lei e tem como objetivo estabelecer o diálogo entre o atual governo e o governo seguinte, com o intuito de se inteirar sobre o funcionamento dos órgãos e entidades que compõem a administração pública federal. É nessa etapa que a equipe do presidente eleito obtém informações e define os primeiros passos da sua gestão.