PSB critica pedido de urgência ao projeto que autoriza a privatização dos Correios

Em Plenário, nesta terça-feira (20), a Bancada do PSB na Câmara foi contrária ao requerimento de urgência para votação de projeto de lei que autoriza o setor privado a explorar serviços postais. Para o líder do PSB na Câmara, Danilo Cabral (PE), essa é mais uma tentativa do governo de desfazer de um patrimônio público fundamental para o país.

“São 350 anos de história e o registro de um lucro de R$ 1,5 bilhão no ano passado. Os Correios são uma empresa que chega aos brasileiros de todos os municípios do país, são mais de 15 mil unidades, mais de 100 mil trabalhadores. Ao vender, vamos correr o risco de deixar de atender muitos brasileiros, especialmente os mais vulneráveis. O interesse dessa privatização não é a modernização ou melhoria dos serviços postais, é sim tirar do mercado a concorrência de uma empresa pública”, lamentou Danilo.

A proposta, que teve sua urgência aprovada, autoriza a exploração de serviços postais pela iniciativa privada inclusive da Empresa de Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), estatal 100% pública. Pela proposta, a União manterá para si os serviços mais básicos, como encomendas simples, cartas e telegramas (o chamado “serviço postal universal”).

De acordo com o deputado Bira do Pindaré (PSB-MA), a empresa de Correios é estratégica e lucrativa e não faz nenhum sentido colocar esse tema em pauta, sobretudo em caráter de urgência, em um momento em que enfrentamos a pandemia da Covid-19. “Mais de 365 mil pessoas perderam a vida. A prioridade é oxigênio, é kit intubação, é vacinação, é oferecer um auxílio emergencial descente. É isso que devemos fazer e não privatizar os Correios”, afirmou.

Com informações da Agência Câmara