O deputado Rafael Motta (PSB-RN) cobra informações do ministro da Economia, Paulo Guedes, sobre o fechamento de agências do Banco do Brasil no Estado do Rio Grande do Norte. Em Requerimento de informação que ele apresentou nesta quinta-feira (11), o parlamentar questiona, por exemplo, qual o número de cidadãos que serão afetados pelo fechamento das agências.
Ele também questiona como o Banco do Brasil assegurará o acesso da população aos programas de microcrédito e de habitação popular, além da quantidade de empregos que serão diretamente impactados pelo fechamento das unidades. De acordo com Motta, a superintendência do banco no Estado confirmou o fechamento de três agências, sem contar as que serão transformadas em postos de atendimento.
Para o deputado, a reorganização representa uma decisão voltada para a otimização de estruturas do banco, com redução das despesas administrativas. Contudo, a medida só prejudica ainda mais os usuários, porque ao longo dos últimos anos, o Banco do Brasil vem fechando outras agências. “Com a diminuição do número de funcionários e a concentração de clientes em menos agências, teremos um resultado desastroso na prestação do serviço. Além disso, a diminuição do número de agências terá impacto sobre o comércio e a economia das regiões afetadas.”