O ministro da Economia, Paulo Guedes, terá que dar explicações na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle sobre a solicitação feita ao Ministério do Meio Ambiente para flexibilizar regras ambientais. A presença do ministro foi solicitada pelo deputado Elias Vaz (PSB-GO) e aprovada no colegiado, nesta quarta-feira (29).
O parlamentar afirmou que a postura do Ministério da Economia foi séria e é necessário que Paulo Guedes dê explicações na Comissão. “Entre as medidas solicitadas pelo órgão estão a extinção do Conselho Nacional do Meio Ambiente, a redução de exigências para fabricação de agrotóxico destinados a importação e a revogação de regras que dificultam o desmatamento da mata atlântica”, criticou Elias.
O socialista afirmou que a economia tem que crescer, mas que a palavra mágica tem que ser desenvolvimento sustentável. “A verdade é que o meio ambiente não suporta esse tipo de desenvolvimento predatório. O ministro precisa explicar sobre esse modelo de desenvolvimento econômico que está propondo”, afirmou.
De acordo com o requerimento de Elias, a imprensa noticiou a solicitação da equipe econômica do governo, por meio de ofício, para que o Ministério do Meio Ambiente avalie a flexibilização de 14 regras ambientais apontadas como entraves pelo setor privado para a redução do Custo Brasil.