Em Sessão Solene realizada nesta segunda-feira (21), o deputado federal Felipe Carreras (PSB-PE) homenageou os 100 anos da seleção brasileira de basquete. A deputada Lídice da Mata (PSB-BA) também assinou o requerimento para realização do evento.
A sessão contou com a participação de figuras importantes para o basquete brasileiro: Oscar Schmidt, ex-jogador e maior ídolo da história da seleção brasileira de basquete; Alessandra Santos de Oliveira, ex-jogadora e medalhista olímpica, Cadum Guimarães, ex-jogador e campeão pan-americano; Cláudio Mortari, ex-técnico da seleção masculina; Guy Peixoto Júnior, presidente da Confederação Brasileira de Basquete; e Paulo Maciel, presidente do Comitê Brasileiro de Clubes.
Para Felipe Carreras, essa homenagem é singela, pois o basquete brasileiro merece muito mais. “O basquete tem um capítulo muito importante no esporte no nosso Brasil. Num país com tanta desigualdade, é o esporte que une a todos. É o esporte que pode oportunizar jovens que muitas vezes não têm o direito de sonhar com uma vida digna”, disse.
Oscar Schmidt lembrou que seu sonho era ser jogador de futebol, mas quis a vida que ele se tornasse não só jogador de basquete, mas o maior ícone do esporte no país. “Tive essa carreira que parece um conto de fadas, essa que é a verdade. Eu só tenho a agradecer aos torcedores e a todos que fizeram essa homenagem para a seleção brasileira.”
Alessandra Oliveira se emocionou ao relembrar sua trajetória no esporte e contar que nunca pensou em jogar basquete, que iria para a seleção brasileira e seria campeã mundial e medalhista olímpica. “Agradeço ao basquete e ao professor da escola que me mostrou que o basquete poderia mudar minha vida. Isso é o mais importante. Ser uma atleta de alto nível é importante, mas primeiro é ser uma boa cidadã. E o basquete me levou a isso e ao mundo”, completou.