Elias Vaz solicita e Comissão aprova convite a ministro Adolfo Sachsida para esclarecimentos sobre privatização da Petrobras

A pedido do deputado Elias Vaz (PSB-GO), o ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida, terá que prestar esclarecimentos na Câmara sobre sua declaração de que vão começar os estudos para privatização da Petrobras e da Pré-Sal Petróleo S.A. (PPSA). O parlamentar apresentou requerimento de convocação na Comissão de Minas e Energia, mas que foi transformado em convite, o que tira a obrigatoriedade de comparecimento do chefe da pasta.

De acordo com Elias, o novo ministro de Minas e Energia afirmou que a primeira medida dele à frente do Ministério seria a solicitação ao ministro da Economia, Paulo Guedes, para que se iniciem os estudos de privatização das estatais. 

No entanto, o socialista contou que apresentou o requerimento pela preocupação que tem com os brasileiros por causa dos constantes aumentos do preço do diesel, da gasolina e do etanol no país.      

Ele explicou que a Petrobras atua em uma lógica de mercado, onde assume o monopólio do setor para atender ao interesse nacional. “Então é óbvio que, na lógica que a Petrobras trabalha hoje, não tem nada a ver com o interesse público brasileiro. Tem, sim, a ver com o interesse de seus acionistas”, disse.

Para Elias, o lucro da Petrobras em detrimento do sacrifício do povo brasileiro é algo criminoso. “É uma situação absurda que nós temos hoje no país, onde 40% dos acionistas da Petrobras são do estrangeiro. Ou seja, o povo brasileiro sendo sacrificado para gerar lucro para pessoas que nem brasileiras são.”

O socialista destacou que, se há problema formal, de legislação, o presidente da República poderia editar uma Medida Provisória alterando a formatação do Conselho da Petrobras, motivo de muitas polêmicas. “Se banalizou tanto as Medidas Provisórias que ele poderia usar essa alternativa para uma questão emergencial de verdade, porque a população brasileira não aguenta mais esses aumentos constantes do preço do combustível”, finalizou.  

Card – A pedido do deputado Elias Vaz, ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida, deverá prestar esclarecimentos sobre privatização da Petrobras.