Lídice da Mata reforça a luta por direitos em sessão solene para celebrar o Dia Internacional da Mulher

A Câmara fez, nesta terça-feira (5), Sessão Solene em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, celebrado 8 de março. A data marca a história da constante luta por melhores condições de trabalho, combate à violência e ao feminicídio, igualdade de gênero e maior espaço nas esferas de poder.

A deputada Lídice da Mata (PSB-BA) afirmou, durante a solenidade, que o dia 8 de março é de luta pela reafirmação de direitos e por novas conquistas. “Temos sido vitoriosas em diversas batalhas desde a conquista do voto, há 92 anos, mas de maneira homeopática. Precisamos dar velocidade às conquistas que as mulheres precisam realizar na sociedade brasileira”, reforçou a socialista.

A ainda pequena participação de mulheres na política, as condições de pobreza, os menores salários e o alto índice de violência e feminicídio também foram destaques na fala da deputada. “Nossa luta é para que o Parlamento dê mais condições para que possamos exercer nosso papel na Casa e aprovar projetos de garantia de direitos das mulheres na sociedade”, disse. Lídice é atuante na batalha feminista e apresenta diversas propostas que englobam emprego, proteção, assistência e representatividade.

DESIGUALDADE

Dados do IBGE mostram que mulheres recebem 20% a menos do que homens, mesmo exercendo a mesma função. Elas são, ainda, a maioria na taxa de desempregados do País. Mesmo compondo a maior parcela da população, elas são minoria nas esferas de poder. Na Câmara dos Deputados as mulheres representam apenas 17,7% das cadeiras. O Dia Internacional da Mulher simboliza as vitórias ao longo dos anos, mas, sobretudo, a necessidade de um olhar atento sobre as desigualdades de gênero ainda tão presentes no mundo.