Parlamentares do PSB consideram excesso de convocações do ministro Flávio Dino improdutivas

Nesta terça-feira (9), os deputados socialistas Duarte (MA), Gervásio Maia (PB) e Lídice da Mata (BA) criticaram os inúmeros requerimentos apresentados pela oposição para convocar o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, que já esteve em audiências no Congresso quatro vezes no último mês. Para os parlamentares, a Casa deveria estar focada em trabalhar na aprovação de pautas importantes para o desenvolvimento do País.

Nesta tarde, a Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado aprovou duas convocações de Flávio Dino, que já participou de audiência no colegiado em abril. Os socialistas afirmam que duas convocações na mesma Comissão fere o regimento da Casa. De acordo com Duarte, o ministro já disse que virá na Câmara quantas vezes forem necessárias, mas as regras do jogo precisam ser cumpridas. “Não estamos falando de alguém que foge do debate, ao contrário, está sempre disposto a responder todas as perguntas”, acrescentou.

Segundo Lídice, não é razoável que Flávio Dino esteja na Casa praticamente toda semana para falar das mesmas coisas. “Já são 55 requerimentos. Na prática, estão tentando inviabilizar as ações do ministério”, lamentou a deputada. Ela reforçou que não há justificativa para que cada vez que um ministro faça um pronunciamento que algum deputado discorde, seja obrigada a sua convocação. “Estamos em um parlamento sério, temos assunto a tratar e a votar em cada comissão para que matérias cheguem ao Plenário”, disse.

Gervásio lembrou que o país enfrenta problemas de violência nas escolas, de segurança pública e, ao invés de deixar o ministro produzir, querem trazê-lo inúmeras vezes para tratar de temas que já foram exaustivamente esclarecidos. “Temos temas importantes para tratar no Congresso, como o piso do magistério e o aumento real do salário mínimo. A oposição tem um papel sublime na democracia, mas parece que estão aqui para brincadeira, é uma vergonha”, criticou.