A Comissão de Viação e Transportes aprovou relatório do deputado Denis Bezerra (PSB-CE) ao Projeto de Lei 1878/21, que dá o nome de Padre Ibiapina ao trecho da Ferrovia Transnordestina situado no Estado do Ceará. O objetivo da proposta é homenagear essa personalidade histórica para o estado citado e para todo o Nordeste.
Nascido em Sobral (CE) no ano de 1806, Padre-mestre Ibiapina, como era conhecido, faleceu em Solânea, na Paraíba, em 1883. Ele foi professor, advogado, juiz de direito, delegado, deputado geral do Império e padre diocesano. Ficou famoso em todo o Nordeste por causa de suas ações como missionário evangelizador e filantropo, no interior dos Estados do Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco.
De acordo com o projeto, Padre Ibiapina foi peregrino que transmitiu a fé, praticou a caridade e fez enormes melhorias para a vida dos mais necessitados. Além disso, seu zelo apostólico, durante o século XIX, no interior do Nordeste do Brasil, deixou marcas significativas na organização da igreja, como também na vida das pequenas comunidades da região.
Substitutivo – Denis Bezerra sugeriu que o trecho da ferrovia situado entre as cidades de Recife, em Pernambuco, e Estreito, no Maranhão, seja denominado de “Governador Miguel Arraes de Alencar”. Ele apresentou substitutivo nesse sentido para adequar o Projeto à Lei Complementar n° 95/98, que determina que o mesmo assunto não poderá ser disciplinado por mais de uma lei.