Alessandro Molon quer que ministros esclareçam denúncias de irregularidades na aquisição da Covaxin

O líder da Oposição na Câmara, deputado federal Alessandro Molon (PSB-RJ), quer informações sobre as denúncias envolvendo irregularidades no processo de aquisição das vacinas Covaxin. Ele apresentou Requerimento para convocar os ministros da Saúde, Marcelo Queiroga, e da Justiça, Anderson Torres, para que, em Comissão Geral, prestem esclarecimentos sobre o assunto.

Na justificativa do Requerimento, Molon lembra que a imprensa noticiou que o servidor efetivo do Ministério da Saúde Luís Ricardo Miranda, irmão do deputado Luís Miranda, revelou ao Ministério Público Federal ter recebido pressão do alto escalão do Governo Federal para celebrar o contrato com a empresa Bharat Biotech. O objetivo era a contratação da vacina Covaxin.

De acordo com o servidor, após se recusar a assinar um recibo para fazer o pagamento antecipado pela compra de 20 milhões de doses do imunizante, se reuniu com o presidente da República, Jair Bolsonaro, para denunciar o caso. O deputado Luís Miranda confirmou que esteve na companhia do irmão no Palácio do Planalto. Ele também afirmou que alertou o então ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, mas não obteve retorno do governo sobre as providencias em relação ao fato.

Para Molon, essas revelações, associadas às suspeitas de superfaturamento de mais de 1000% no valor de cada dose da vacina, exige esclarecimentos do Poder Executivo Federal perante o Parlamento. “Especialmente quando uma grave crise sanitária afeta o país e o processo de vacinação marcha a passos lentos, é de relevância nacional a elucidação de fatos que podem comprometer ainda mais o cumprimento do plano de imunização ou até mesmo a saúde da população brasileira.”