Deputados socialistas defendem 14º salário para idosos do INSS

O deputado Elias Vaz (PSB-GO) criticou as manobras do Governo para adiar a votação, na Comissão de Finanças e Tributação, do Projeto de Lei nº 4367/20, que institui o 14º salário para aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios diversos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), até 2023. Na manhã de hoje (17), após ser rejeitado requerimento para retirar a matéria da pauta de votação do colegiado, um pedido de vista encerrou a discussão.

“Vamos votar, vamos respeitar os idosos. Nós temos um país muito desigual e, toda vez que temos a oportunidade de minimizar essa realidade, aparecem mil argumentos e nunca se atende àqueles que realmente precisam. Esse é um governo que diz uma coisa e faz outra,” criticou Elias Vaz.

Ricardo Silva (PSB-SP) cobrou sensibilidade do Governo em relação aos idosos. “Precisamos encontrar solução e votar esse projeto a tempo para ajudar aqueles que estão passando fome, que estão morrendo porque não têm dinheiro para comprar remédios”, alertou o parlamentar. Ricardo Silva lembrou ainda que a pandemia acentuou diferenças já existentes no País.

A proposta, que tramita em caráter conclusivo, já foi aprovada na Comissão de Seguridade Social e Família e também deverá ser analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.