Galeria dos ex-presidentes da Comissão de Meio Ambiente ganha novo integrante

Rodrigo Agostinho será homenageado pelo colegiado.

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CMADS) da Câmara dos Deputados homenageia amanhã (14/12), o deputado Rodrigo Agostinho (PSB/SP) com a aposição de sua fotografia na galeria dos ex-presidentes. O parlamentar comandou o colegiado na sessão legislativa de 2019/2020.

A CMADS foi criada em 2004 e é o colegiado responsável pelos temas relacionados à política nacional do meio ambiente; direito ambiental; legislação de defesa ecológica; recursos naturais e pelo desenvolvimento sustentável no âmbito do Poder Legislativo.

Em 2019, a CMADS foi importante palco no cenário político nacional. Foram vários os assuntos debatidos e votados pelo Colegiado; com a presença de ministros de Estado, especialistas e acadêmicos renomados. A direção dos trabalhos foi compartilhada de maneira conjunta e suprapartidária. De forma democrática e isenta, a Comissão permitiu amplo debate em diversos temas e questões importantes para a vida do nosso país. Foram 280 horas de audiências públicas, 50 reuniões deliberativas ordinárias e 47 projetos aprovados. Também foram realizados diversos cursos, seminários e debates.

MINI-CURRÍCULO

Rodrigo Agostinho é deputado federal, advogado e ambientalista. Foi presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara dos Deputados (2019/2020). Coordenador da Frente Parlamentar Ambientalista do Congresso Nacional. Vencedor da categoria Clima e Sustentabilidade do Prêmio Congresso em Foco 2019/2020/2021.

BIOGRAFIA

Rodrigo Agostinho é ambientalista, advogado formado pela Faculdade de Direito de Bauru – Instituição Toledo de Ensino (2001). Mestre em Ciência e Tecnologia com ênfase em Biologia da Conservação, na USC e Especialista em Gestão Estratégica pela USP.

Foi gerente-executivo do Instituto Arapyaú (2016-2018) e é ex-prefeito do município de Bauru (SP). Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Público, Administrativo e Ambiental, e experiência em Águas, Mudanças Climáticas, Biologia da Conservação e Biodiversidade.

Foi membro titular do CONAMA – Conselho Nacional do Meio Ambiente por mais de 10 anos e é Membro da Comissão Mundial de Direito Ambiental da IUCN – União Internacional de Conservação da Natureza, Membro do Conselho do Instituto o Direito por um Planeta Verde, Fellow do Programa LEAD – Leadership for Environment and Development da Fundação Rockfeller.

Foi vereador por dois mandatos e Secretário Municipal do Meio Ambiente em Bauru, além de membro da Comissão Nacional de Biodiversidade, da Comissão Executiva do PDA – Programa de Projetos Demonstrativos do PPG7 – Programa Piloto para a Proteção das Florestas Tropicais do Brasil, dos Comitês de Bacia Tietê Batalha e Tietê Jacaré, Fundador do Instituto Ambiental Vidágua e do Fórum Pró Batalha e membro do Núcleo Pró Tietê da Fundação SOS Mata Atlântica.

Criou o Programa de Recuperação Clickárvore com 36 milhões de árvores plantadas. Atualmente é membro da Sociedade Brasileira de Zoologia, da SAVE Brasil, da Sociedade Brasileira de Ornitologia, da Sociedade Brasileira de Herpetologia e da Sociedade Botânica do Brasil.

Foi presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CMADS) da Câmara dos Deputados (2019/2020). Atualmente é membro titular da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CREDN) e da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural  (CAPADR).

Coordena a Frente Parlamentar Ambientalista do Congresso Nacional e é membro da Diretoria da Frente Parlamentar Mista Ética Contra a Corrupção.

A homenagem a Agostinho será no plenário 10 da Câmara.

Fonte: Assessoria do deputado.