Índice Legisla Brasil reconhece atuação dos parlamentares do PSB no Congresso

Os deputados socialistas Alessandro Molon (RJ), Danilo Cabral (PE), Denis Bezerra (CE), Felipe Carreras (PE), Rodrigo Agostinho (SP) e Tabata Amaral (SP) estão entre os mais bem avaliados no Congresso Nacional no Índice Legisla Brasil, com cinco estrelas. 

O Índice Legisla Brasil é um guia para parlamentares aperfeiçoarem seus mandatos e a população avaliar o desempenho dos seus representantes. Ele tem como objetivo analisar as diferentes formas de atuação parlamentar. 

Os deputados Bira do Pindaré (MA), líder da bancada, Camilo Capiberibe (AP), Elias Vaz (GO), Lídice da Mata (BA), Marcelo Freixo (RJ), Mauro Nazif (RO), Professor Israel Batista (DF), Rafael Motta (RN) e Tadeu Alencar (PE) foram agraciados com quatro estrelas. 

O deputado Danilo Cabral comemorou em suas redes sociais o reconhecimento dado pelo Índice. “Fico muito honrado em ser um dos mais bem avaliados. Isso mostra que o nosso trabalho duro em Brasília dá certo.”

Denis Bezerra também celebrou estar entre os três deputados cearenses, de uma bancada de 22 parlamentares, que receberam as cinco estrelas. “É um reconhecimento que nos dá ainda mais energia e vontade para seguir lutando pelo povo brasileiro”, disse. 

Para Felipe Carreras, isso é resultado de um mandato de muito trabalho, participativo e transparente. “Estamos no caminho certo, defendendo lutas justas pelo bem de Pernambuco e do Brasil.”

Rodrigo Agostinho destacou que é motivo de muita honra e orgulho ter sido reconhecido nas áreas de Administração Pública; Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; Direito Penal e Processual Penal; Direitos Humanos e Minorias; e Política, Partidos e Eleições. “Estar nesta lista só aumenta nossa responsabilidade. Vamos seguir trabalhando, honrando cada voto!” 

Premiação 

A metodologia do Índice é composta por 17 indicadores divididos em quatro eixos: produção legislativa, fiscalização, mobilização e alinhamento partidário. 

Os indicadores utilizados são: apresentação de projetos; protagonismo de autoria; relevância das autorias; número de votos em separado apresentados; número de substitutivos apresentados; número de relatorias apresentadas; número de presença em plenário; emendas de plenário; número de solicitações de informações protocoladas; proposta de fiscalização e controle protocoladas; recebimento de emendas parlamentares; emendas de medidas provisórias; emendas de orçamento; projetos de autoria com status especial; cargos ocupados na legislatura; número de requerimentos de audiência pública e desvios de posição majoritária do partido em votações.