A deputada Lídice da Mata (PSB-BA) e o deputado Alessandro Molon (PSB-RJ) receberam a comenda grão-colar da Defensoria Pública da União (DPU), nesta quarta-feira (30), pelos relevantes serviços na defesa da instituição e da assessoria jurídica aos mais vulneráveis. A homenagem foi concedida durante solenidade do IV Encontro Nacional dos Defensores Públicos Federais.
A deputada afirmou que a Defensoria é indispensável na vida de todos os que acreditam na justiça no País. “Ainda existem tantos direitos que precisamos conquistar para quem ainda vive à margem da sociedade. Por isso reafirmo meu compromisso na luta pelas defensorias e pelos que mais precisam da justiça.” Enquanto senadora, Lídice teve importante papel na luta pela aprovação de emenda constitucional que garantiu a autonomia e independência da DPU.
Molon falou do orgulho de poder lutar ao lado da instituição. “O esquecimento da Defensoria não é apenas dos defensores, mas dos assistidos. Isso, muitas vezes, revela o menosprezo da parte do Poder Público de quem precisa do órgão. Lutar pelo fortalecimento da Defensoria é lutar pela dignidade de quem mais precisa”, acrescentou. Podem ser usuários dos serviços da Defensoria Pública todas as pessoas em situação de vulnerabilidade econômica, social ou jurídica.
O defensor público-geral Federal, Daniel Macedo Alves, entregou as comendas e agradeceu a atuação dos homenageados na defesa dos mais vulneráveis. “Brindo aos condecorados que dedicam parte do seu tempo à defesa da DPU e à luta contra a desigualdade social e o pleno acesso à justiça”, acrescentou.
Entre os agraciados estavam a cantora, influencer e ex-BBB Juliette, que trabalhou como estagiária na instituição, além da deputada Jandira Feghali e o senador Fabiano Contarato.