Rodrigo Agostinho cobra posicionamento do governo brasileiro sobre a COP da biodiversidade

O deputado federal Rodrigo Agostinho (PSB-SP) cobrou um posicionamento do governo brasileiro sobre as propostas que o Brasil vai levar para a COP 15 da biodiversidade. De acordo com ele, o governo ainda não divulgou sua posição oficial para essa e outras conferências relacionadas ao meio ambiente.

Conhecida como Conferência das Partes, a COP acontece a cada dois anos para que os países membros da Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB) discutam a regulação global sobre a biodiversidade. Essa COP estava originalmente agendada para outubro de 2020, em Kumming, na China, mas foi adiada para este ano por causa por causa da pandemia de covid-19.

Agostinho demonstrou preocupação com a realização desta Conferência na China, até porque não é possível saber como serão as negociações em um momento tão diferente por causa da pandemia.

O deputado lembrou que houve a troca de ministros do Meio Ambiente, mas ainda assim o novo ministro não veio a público para dizer qual a sua posição sobre a Conferência. Além disso, ele contou que a Câmara dos Deputados realizou reuniões para que o Itamaraty apresentasse suas propostas, mas o órgão também não deixou claro o que pretende levar para esses eventos.

Para o deputado, o momento vivido pelo Brasil é muito ruim, de muitos retrocessos. Ele afirmou que é preciso articulação da academia, das entidades de pesquisa e ambientalistas para que a sociedade civil cumpra com o seu papel nessas cúpulas. “Eu não espero mais nada do governo nacional”, criticou.

O socialista ressaltou que o Brasil tem em suas mãos uma das maiores responsabilidades do ponto de vista da conservação de biodiversidade, por ser um país diverso. “A gente tem uma responsabilidade muito grande. E infelizmente as políticas públicas não estão à altura dessa grande responsabilidade”, disse.