Rodrigo Agostinho defende aprovação de projetos para preservação do Pantanal

O deputado federal Rodrigo Agostinho (PSB-SP) defendeu a união entre diversos setores para apoiar a preservação do Pantanal. A Frente Parlamentar Ambientalista promoveu, nesta quinta-feira (14), bate-papo virtual para discutir sobre os incêndios que desmatam o bioma e as perspectivas para preservá-lo.

O Pantanal é a maior planície inundável do mundo, rica em biodiversidade. No entanto, as mudanças climáticas têm colocado em risco o bioma. De acordo com o socialista, nos últimos dois anos, aumentou a quantidade de incêndios florestais e da seca na região.

Coordenador da Frente, Agostinho disse que é preciso de orçamento para dotar os órgãos ambientais, brigadas e o Corpo de Bombeiros de toda a estrutura necessária. Além disso, ele contou que trabalha com a perspectiva da criação de uma lei para o Pantanal. “Esse projeto já tramita na Câmara há um tempo. O relatório está pronto para ser apresentado na Comissão de Agricultura.”

O parlamentar reforçou que a Câmara dos Deputados está debatendo uma lei para o bioma, que é protegido pela Constituição Federal, diferentemente do Cerrado, da Caatinga e do Pampa. O problema, no entanto, é que, ao fazer os mapas de bioma, o IBGE faz uma generalização da paisagem. Isso prejudicou o Pantanal, por não alocar as suas cabeceiras nas delimitações do bioma.

De acordo com dados apresentados pelo diretor de relações institucionais do Instituto SOS Pantanal, Leonardo Gomes, o Pantanal perdeu 74% de sua superfície de água desde 1985. “A suficiência hídrica do Pantanal vem sendo comprometida por várias questões, principalmente o uso inadequado”, disse.

Em outro estudo relacionado às mudanças climática, o especialista informou que há a possiblidade de aumento de 5% a 7% da temperatura média na região, além de 30% de redução na precipitação no Pantanal até o final do século. “A resiliência, na verdade, precisa aumentar, dos pantaneiros, e de quem está no solo trabalhando com a preservação não só do bioma, como os modos de vida da economia do Pantanal.”

Agostinho também citou outros projetos que tramitam no Congresso Nacional, como a lei que trata sobre as reservas particulares do patrimônio natural e outro que está, inclusive, em regime de urgência, o projeto de manejo integrado do fogo, que regulamenta o uso da queima controlada. “É uma ferramenta importante na questão da prevenção e do combate aos incêndios.”