Socialistas apoiam criação de Grupo de Trabalho do Mar e pedem aprovação do PL que institui política de conservação do bioma

Os deputados socialistas Rodrigo Agostinho (SP) e Alessandro Molon (RJ) comemoraram o lançamento do Grupo de Trabalho para Uso e Conservação Marinha, o GT-Mar. A criação do Grupo faz parte de uma série de ações em comemoração ao Dia Mundial dos Oceanos, comemorado no dia 8 de junho.

O GT, que será coordenado pelo deputado Alessandro Molon, é composto por parlamentares e integrantes da sociedade civil engajados com a preservação e o uso sustentável da zona costeira e marinha brasileira. O principal objetivo do grupo é unir conhecimentos de diferentes setores, como a sociedade civil, os governos, o setor privado e a academia, e, assim, construir diálogos e estratégias junto ao Poder Legislativo.

Para Agostinho, a criação do grupo é importante para desenvolver uma agenda de políticas públicas voltadas para a questão do mar. No entanto, ele ponderou que, ao mesmo tempo que 70% da população brasileira vive muito próximo do litoral, a relação do brasileiro com o mar é muito conturbada. “O brasileiro gosta de ir à praia, mas a relação que temos com o mar é das piores possíveis. A gente joga todo nosso esgoto nos rios, e vai para o mar”, criticou.

Um dos grandes desafios atualmente para preservação do mar, de acordo com o parlamentar, é conseguir o apoio dos deputados e deputadas na aprovação do Projeto de Lei 6969/13, o PL do Mar, de autoria do deputado Molon. “Tem que ser a nossa agenda diária. Todo dia a gente lembrar alguém da importância de colocar o projeto na pauta e conseguir votar”, afirmou.

Molon disse que a criação é do GT-Mar é importante porque, talvez, esse seja o bioma mais esquecido de todos que tem sofrido no Brasil e no mundo. Ele lembrou que 71% da superfície do globo terrestre é coberta pela água, mas ainda assim é tão esquecida. “O mar tem um papel fundamental e ele não vem sendo protegido. De forma que a criação do GT-Mar é um passo muito importante para juntar especialistas, ativistas, parlamentares e a gente tentar retomar o impulso, para quem sabe, conseguir aprovar o PL do Mar nesse momento.”

O socialista explicou que o PL institui a política nacional para conservação e uso sustentável do bioma marinho brasileiro. Ele contou, também, que o texto do projeto foi fruto uma intensa colaboração da sociedade civil, coordenados pelo SOS Mata Atlântica. De acordo com ele, a matéria está pronta para ser votada na CCJ. “Tenho esperança de que, através desse GT, a gente possa mobilizar a sociedade para pressionar pela aprovação desse relatório”, disse.