A Câmara dos Deputados promoverá, a pedido do deputado federal Gonzaga Patriota (PSB-PE), o XXII Seminário Brasileiro do Transporte Rodoviário de Cargas. A Comissão de Viação e Transportes deferiu, nesta quarta-feira (11), requerimento do parlamentar para acontecimento do evento.
Gonzaga destaca que já é tradicional na Câmara dos Deputados o Seminário Brasileiro do Transporte Rodoviário de Cargas, organizado em colaboração com a Associação Nacional de Transporte de Cargas & Logística (NTC) e a Federação Interestadual das Empresas de Transporte de Cargas (FENATAC).
Ele também afirma que esse evento tem primado por levantar questões de relevância para a vida nacional. “Como a própria sensibilização da sociedade brasileira para a grave questão das deficiências na infraestrutura logística do País, além do Brasil possuir aproximadamente 50% do transporte de cargas, em veículos de transportadores autônomos”, completa.
Audiência pública – Também foi aprovado na Comissão, a pedido do deputado Elias Vaz, a realização de audiência pública para debater sobre medidas de socorro ao setor de Transporte Coletivo Urbano.
Ele explica que as operadoras de ônibus nas grandes e médias cidades amargaram prejuízo de R$ 16,7 bilhões entre março de 2020 e junho de 2021, agravando a crise já enfrentada pelo setor antes mesmo da pandemia.
Além disso, dados do Ministério da Economia apontam o setor como um dos cinco segmentos com maior prejuízo durante a crise sanitária de covid-19. “Até o momento, o problema se arrasta, sem solução. Algumas iniciativas foram tomadas pelo Congresso Nacional, mas sem o devido amadurecimento e o debate adequado.”