Deputados do PSB comemoram volta do Brasil ao protagonismo nas discussões ambientais na COP 27

Os deputados do PSB Alessandro Molon (RJ) e Rodrigo Agostinho (SP) estão entres os parlamentares que representam o Brasil na COP 27, a Conferência de Mudanças Climáticas da ONU, no Egito. Eles se juntaram ao presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, e outras importantes personalidades para buscar recuperar o protagonismo do Brasil na pauta ambiental. 

Molon declarou que é possível regenerar as políticas ambientais do nosso país e construir um futuro de progresso, preservando o meio ambiente. Essa é, inclusive, a proposta do Green New Deal Brasil, que ele apresentou no ano passado na COP 26. Esse projeto mostra o que fazer, quanto custa, de onde sai o dinheiro e qual o impacto social e econômico do investimento na transição para um modelo justo e sustentável que gere empregos e qualidade de vida para os brasileiros. 

O deputado participou do painel ‘Novo governo: Brasil de volta ao jogo climático’. “Tudo que o planeta espera do Brasil é que nosso país assuma a dianteira na luta pela preservação ambiental, que passa por um desenvolvimento sustentável. Nós não podemos perder essa oportunidade.”

Rodrigo Agostinho participou da conferência Brazil Climate Action Hub, onde os ambientalistas debateram o retorno do país na discussão climática mundial. “O Brasil volta a ser bem representado e a ser protagonista na questão ambiental. Esse é um importante momento para resgatar a construção de uma sociedade mais justa, com desenvolvimento sustentável e justiça social”, disse. 

Pauta social

Deputado eleito para a próxima legislatura, Pedro Campos (PE) também participa do evento. Ele defende que a pauta ambiental seja colocada no mesmo grau de importância das pautas sociais, como a desigualdade e a pobreza. “A gente não pode deixar as questões ambientais e mudanças climáticas de lado, porque todos os efeitos adversos das mudanças climáticas afetam, primeiro, os mais pobres. Quando a gente fala de eventos climáticos extremos, são os mais pobres que mais sofrem. Quando a gente fala da dificuldade na produção de alimentos, são exatamente os mais pobres que vão passar fome. Quando a gente fala de dificuldade de acesso à agua potável, também são os mais pobres que mais sofrem. É exatamente por isso que a gente tem que ter o compromisso com as questões ambientais e de mudanças climática”, explicou. 

Brasil de volta à pauta ambiental  

A eleição de Lula para governar o país nos próximos quatro anos traz esperança para o Brasil e para o mundo de que a questão ambiental será uma das prioridades. Resultado disso foi o discurso do presidente eleito. “O Brasil está de volta ao mundo. O Brasil está saindo do casulo a que ele foi submetido durante os últimos quatro anos.”

Ele propôs uma aliança global para combater a fome em todo o mundo, além de cobrar dos países ricos o cumprimento da promessa de recursos para enfrentamento dos efeitos das mudanças climáticas nos países mais pobres. 

Lula também disse que pedirá à ONU para que a COP de 2025 seja feita no Brasil, especificamente na Amazônia.