Rodrigo Agostinho cria duas subcomissões na Comissão de Meio Ambiente

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CMADS) aprovou, nesta quinta-feira (18), dois requerimentos do deputado Rodrigo Agostinho (PSB-SP) para criar duas subcomissões no Colegiado.

O primeiro deles cria, em conjunto com a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços (CDEICS), a Subcomissão Especial destinada a estabelecer agendas positivas entre os setores industriais, as entidades de classes e o Governo Federal. O objetivo é equilibrar as questões ambientais com a desburocratização da atividade econômica, em busca do progresso com sustentabilidade.

De acordo com Agostinho, após uma longa recessão sem precedentes, o Brasil dá sinais de recuperação do desenvolvimento. No entanto, ele ainda considera que é necessário estudar o momento entre os setores interessados. “Crescer a qualquer custo, sem observar os aspectos ambientais e os possíveis danos envolvidos, podem colocar em risco as conquistas já alcançadas no âmbito das legislações, bem como do inteiro patrimônio ambiental brasileiro”, diz.

Já o segundo requerimento cria outra Subcomissão Especial para estabelecer debates e estudos sobre o fortalecimento das políticas agroambientais no Brasil. O parlamentar explica que o conceito de política agroambiental tem como perspectiva uma visão integrada da área agrícola para o desenvolvimento sustentável.

Segundo o socialista, o modelo de agricultura dominante no Brasil causou muitos prejuízos ambientais, tanto pelo desmatamento por causa da expansão das fronteiras agrícolas, quanto pela contaminação dos solos e águas pelo uso excessivo e descontrolado de agrotóxicos. “A criação da Subcomissão, para tratar do fortalecimento das políticas agroambientais no Brasil, trará benefícios, como a contribuição para o desenvolvimento rural sustentável, a segurança alimentar e nutricional e o combate à pobreza, formuladas especificamente sob o conceito agroambiental ou que desde sua formulação carregam preocupações a dimensão ambiental”, justifica.