Tiago Andrino assume mandato na Câmara com o compromisso de defender a democracia

O deputado Tiago Andrino (PSB-TO) tomou posse, nesta terça-feira (7), na Câmara dos Deputados. O parlamentar vem somar à luta socialista pelos direitos humanos, em prol de pessoas com deficiência e na defesa do consumidor, suas principais bandeiras. A justiça social também é um tema relevante na sua atuação. 

Advogado e com mestrado em Direitos Humanos, Tiago Andrino tem sua história atrelada ao movimento estudantil. Ele foi presidente do Centro Acadêmico de Direito, da União Catarinense dos Estudantes e vice-presidente da União Nacional dos Estudantes e da Federação Nacional dos Estudantes. Além de vereador em Palmas, o parlamentar foi secretário de Desenvolvimento Social e de Integração Social em seu estado e secretário de Defesa do Consumidor. É secretário geral do PSB em Tocantins. 

Em seu primeiro discurso como deputado federal, Tiago Andrino agradeceu ao povo do Tocantins pela oportunidade de representá-los. “São homens, mulheres e idosos que acreditaram em uma campanha independente, que se propôs a discutir educação, saúde, inovação na política e criatividade”, disse. 

Ele destacou que é uma honra estar na Câmara para representar o Brasil, o Tocantins e toda a sociedade. “Fica aqui o meu compromisso com o Tocantins de exercer o meu mandato com esses compromissos, avançando na democracia, promovendo justiça social e lutando pela industrialização e tecnologia do nosso estado”, declarou.

O líder do PSB, Bira do Pindaré (MA), destacou que a chegada de Tiago vai engrandecer a bancada do PSB. “Ele vai nos ajudar a enfrentar esse momento na conjuntura brasileira. Um momento em que nós estamos preparados para dar a nossa contribuição para a história do Brasil, para virar essa triste página de um governo que tem destruído a nossa nação.”

Para a deputada Lídice da Mata (PSB-BA), a chegada de Tiago é significativa, pois se trata de um jovem combatente que pode contribuir em muitas lutas. “Vai significar para nós mais um voto. Um voto em defesa da universidade pública, gratuita, de qualidade. Um voto em defesa da democracia, tão necessária nesse momento no nosso país. Um voto na luta contra o racismo, contra o machismo. Um voto na luta em defesa das mulheres e contra a violência. Um voto na luta contra a devastação ambiental em nosso país, em defesa dos povos indígenas, quilombolas, em defesa da agricultura familiar e da necessidade de desenvolvimento do nosso país.”

O presidente do PSB, Carlos Siqueira, disse que é um orgulho para o partido receber o deputado Tiago Andrino. “Nesse momento importante que vivemos, num ano eleitoral, fundamental das eleições das nossas vidas, da opção pela democracia, ele dará sua contribuição brilhante. E seguramente representará muito bem o Tocantins e o que pensa o nosso partido”, afirmou. 

Posse – O parlamentar seguiu o protocolo e fez o juramento de posse onde se compromete a “manter, defender e cumprir a Constituição, observar as leis, promover o bem geral do povo brasileiro e sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil”.

Andrino assume vaga de Osires Damaso (PSC), que se licenciou para concorrer ao governo do Estado.